terça-feira, 17 de março de 2009

"Ler + em Sotaques" - "Sonoridades em Português"

No dia 10 de Março, no pavilhão central, pelas 11h45m, assistiu-se ao recital “SONORIDADES EM PORTUGUÊS”, em antecipação da semana "Ler+ em sotaques". Esta iniciativa foi antecipada pois teve como principal objectivo a divulgação de alguns autores portugueses e dar a conhecer a nossa riqueza literária e cultural ao grupo de alunos e professores franceses do "Projecto Comenius - Jardins da Europa", que passaram uma semana entre nós e a toda a comunidade escolar.

Deu-se início ao evento com a leitura do poema "Despedida", pelos alunos Teresa e Filipe do 7º3ª, escrito pela professora da turma, Susana Oliveira e Barbeira.
Em seguida, os alunos Fábio Costa, Filipe Miranda e Diogo Fonseca (7º1ª) declamaram os poemas “Menino Grande” de Sebastião da Gama, “Poema do coração” de António Gedeão e “A Amizade de Patrícia Joyce (responsabilidade da professora Helena Martins)
Os alunos José, Xavier, André e Carolina (7º2ª) declamaram “Ser Amigo" de Alexandre O’Neill (responsabilidade da professora Paula Ribeiro).
As alunas Alexandra Oliveira, Beatriz Ribeiro, Inês Loureiro, Rita Mateus (7º4ª) deram-nos a conhecer “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles; as alunas Filipa Marques, Joana Costa Margarida Dias e Teresa Pinto (8º1ª) “Jardins de Pedra” de Ricardo Kanashiro, “Mistérios da Escrita” de Álvaro de Magalhães, “Jardins” M.R.P.G. ; as alunas Ana Jorge, Inês do Carmo “O Jardim e a noite” de Sophia de Mello Breyner Andersen e o aluno Renato Lemos (8º3ª) “Lágrima de Preta” de António Gedeão (responsabilidade da professora Teresa Pires).
A aluna Catarina Freire preferiu sonhar com Camões (responsabilidade da professora Isabel Fernandes).
A turma do 6º3ª deu a conhecer “Cartas de Amor” de Fernando Pessoa e o “Mostrengo” de Fernando Pessoa; e os da turma do 6º4ª apostaram no “Mar Português” de Fernando Pessoa
e “Liberdade” de Fernando Pessoa (responsabilidae da professora Olga Lemos).
Os alunos do 6º3ª, sob a responsabilidade da professora Conceição Teixeira, cantaram e dançaram uma “Canção de Roda” (Canção popular portuguesa – autor desconhecido).
Por fim , o grupo de alunos do Atelier de Guitarra, sob a responsabilidade do professor Rui Cabral, apresentaram “Não digas nada” de Fernando Pessoa (musicado pelo professor Rui Cabral e uma tradução do poema em francês, pela professora Susana Oliveira e Barbeira); “Perdidamente” de Florbela Espanca; “Pedra filosofal” de António Gedeão; “Já sei namorar” de Tribalistas; “Você é assim” de Tribalistas; “Encontros e despedidas” de Maria Rita.

Aqui ficam algumas fotografias para recordar...