Assim:
- se o sujeito for do género masculino deve dizer "obrigado";
- se o sujeito for do género feminino deve dizer "obrigada".
ACERCA
...e não "àcerca".
“Acerca de” (= sobre; a respeito de).
Diferente de “A cerca de” (= perto de; aproximadamente) e de “Há cerca de” (= existem à volta de; faz aproximadamente).
AÇORIANO
...e não "açoreano".
(Outras palavras com o i normalmente trocado pelo e: ameixial, artífice, cabo-verdiano, camoniano, definido, lampião, oficina, suficiente).
ADN
...de ácido desoxirribonucleico, e não DNA (que é à inglesa).
AERO
Prefixo que nunca se emprega com hífen (aeroporto, aeroplano, aerotransportado).
AFIM
(= Parente por afinidade; amigo íntimo; semelhante, análogo).
Diferente de “a fim de que” (= para que) que é uma Locução Conjuncional Final.
ALCOOLEMIA
... e não "alcoolémia", tal como dizemos LEUCEMIA e não "leucémia".
ALÉM/AQUÉM-
Prefixos acentuados, sujeitos sempre ao emprego do hífen (além-fronteiras, aquém-Pirenéus).
ANTEPOR
...e não "antepôr".
O uso do acento circunflexo é utilizado no infinitivo do verbo “pôr”, mas não nos seus derivados (expor; propor)
APARTE
Sem acento (= comentário; observação; interrupção; palavra ou frase proferida enquanto outrem está a falar)
Diferente de “à parte” (= excepto; em particular).
APELAR
“Apelar para” e não "apelar a ". Mas está correcto: “fazer apelo a”.
ÁRCTICO E ANTÁRCTICO
... e não "Artico" nem "Antártico".
ASSESSOR
...e não "acessor".
Diferente de “acesso” (= chegada; aproximação; entrada; ingresso).
(adaptado de "Ciberdúvidas de Língua Portuguesa")
Autor(es): Casalis, Anna
Autor(es): Casalis, Anna
Titulos: Narizinho e a Primavera; Narizinho é muito guloso; Narizinho respeita a natureza; Narizinho, tão distraído que ele é...
Autor(es): Resina, Cristiana; Rodrigues, SaraPrimeiro título de uma nova colecção, que reunirá adaptações livres, para os pequenos leitores (a partir dos 8 anos), dos clássicos da literatura portuguesa. O objectivo é proporcionar-lhes um primeiro contacto com algumas das obras fundamentais da nossa literatura – que eles irão mais tarde ter de ler e estudar na escola –, de forma a criar alguma familiaridade com as mesmas e facilitar a sua abordagem numa fase posterior.OS MIAUS [Adaptação livre de “Os Maias” de Eça de Queirós]Corria o ano de 1875. Os homens usavam cartolas e bengalas, as senhoras corpetes e saias de balão, e os gatos... Bem, os gatos também usavam tudo isto! Pelo menos, na nossa história.A célebre família dos Maias ganha pêlo, bigodes e garras afiadas, e transforma-se na família dos Miaus, gatos com história e histórias para contar, não muito diferentes das vividas pelos personagens de Eça de Queirós, mas agora contadas às crianças, de forma simples e divertida. Naquela que será uma primeira abordagem aos clássicos portugueses, que mais tarde farão parte do conteúdo programático escolar, o que se espera de “Os Miaus” é que promovam a leitura e ensinem, brincando. E não é esta a melhor forma de aprender?
Autor(es): McMullan, KateQuando, para surpresa de todos, um trovador anuncia que Cenourinha está predestinado a tornar-se um grande herói, este inscreve-se na Academia dos Caça-Dragões. Leva grandes sonhos, uma forte determinação e… Margarida, a sua porquinha de estimação! Depois de surpreendentes peripécias, Cenourinha consegue matar um terrível dragão que vinha apavorando a população local. Que poderosa arma terá usado?A ColecçãoUma nova colecção de livros de leitura fácil e divertida, que conjuga aventura, magia e… muito humor! Publicada originalmente em 1997, nos Estados Unidos, com apenas 8 títulos, a colecção foi relançada em 2003, com novas capas e novas ilustrações. Desde então, tem vindo a cativar cada vez mais leitores, dentro e fora dos EUA, “obrigando” a autora a dar continuidade à colecção que, naquele país, se tornou um bestseller e vai já no volume nº 13.Internacionalmente, a colecção tem também conhecido um sucesso considerável, encontrando-se publicada, até ao momento, em 14 línguas.Como pano de fundo, a colecção apresenta uma academia que se orgulha de transformar qualquer vulgar rapaz num intrépido caçador de dragões e um herói decidido a erradicar esses monstros malvados da face da Terra!Isso equivaleria a valorosas e arrebatadoras aventuras, não fosse o facto de Cenourinha, o herói em causa, não suportar ver sequer uma gota de sangue! Juntem-se-lhe feiticeiros, princesas, dragões e tesouros, mas também enguias, uma porca que fala latim suíno e um corpo de professores muito especial, e o resultado é um nunca acabar de situações cómicas que prometem manter o leitor agarrado da primeira à última página!
Autor(es): Aguiar, JoãoTudo começa na escola, com a organização de um acampamento durante as férias da Páscoa. Está claro que o Carlos, a Catarina, o Álvaro e o Frederico não perdem tempo e inscrevem-se logo sem pensar duas vezes.O que eles não previam era que o acampamento se transformasse, de repente, num verdadeiro pesadelo. Mas isso não os intimida minimamente. Bem pelo contrário, o Bando dos Quatro dispõe-se a travar uma luta terrível contra forças desconhecidas..Felizmente, os quatro vão contar com um auxílio inesperado. Ainda assim, não esquecerão tão cedo aquelas férias e aquele acampamento!
Autor(es): Menéres, Maria AlbertaA descoberta mágica do mundo da poesia por um grupo de jovens alunos, o deslumbramento da palavra, a aventura da escrita. Um manual de observação psicológica do "nascimento do poeta" onde a ternura pelo ensino é uma constante, como em todos os trabalhos de Maria Alberta Menéres.
Autor(es): Magalhães, ÁlvaroNovo romance de Álvaro Magalhães, um dos nomes mais destacados da actual literatura portuguesa para jovens.Conheces os irmãos Grimm? Os contos dos irmãos Grimm? Então ouve a história dos irmãos Zimmer, dois jovens ingleses, seus descendentes, que, duzentos anos depois, estão prestes a descobrir o segredo escondido por detrás dessas histórias.Durante as férias de Verão, na Cornualha, William Zimmer descobre que herdou o dom secreto de Wilhelm Grimm, e também o seu destino extraordinário. Agora ele sabe que o Outro Lado anseia pela sua chegada, porque o dobro da vida é o que espera um novo “Grimm”, que é outro nome para “aquele que vê”. O que acontece às histórias quando ninguém está a olhar para elas? Abre este livro e ficarás a saber. E verás: ladrões de tempo, uma pedra que fala, uma fábrica de nada, um livro que se escreve por si, um bolinho de tempo que sabe a tempo e nos faz ver as coisas como elas são, ou uma dor cor-de-rosa, que dói maravilhosamente. E ainda: duendes, fadas, unicórnios, ogres, ciclopes, espíritos inquietos, uma princesa nascida da rosa e um reino de escuridão e pensamento governado por uma criança, embora terrível. Há muitas histórias à espera de serem contadas e esta é a primeira de todas: a do último “Grimm”.
Autor(es): Rees, GwynethA Evie vai passar uma temporada a casa da avó e, uma noite, faz uma descoberta maravilhosa. Descobre que os sonhos vêm da Terra dos Sonhos, trazidos pelas fadas que moram mesmo por baixo da sua cama: as fadas dos sonhos!E o melhor de tudo é que as próprias fadas a levam numa fantástica viagem à Terra dos Sonhos, onde ela conhece a rainha Celeste.A maior surpresa, porém, acontece quando a Evie percebe que a avó também é capaz de ver as fadas…Mas, será que as fadas ainda vão lá estar quando a avó regressar do hospital? E o que poderá a Evie fazer para garantir que a magia especial que a une à sua avó perdure para sempre?
Autor(es): Não IdentificadoJulgando ser fundamental a total implicação e comprometimento dos Pais e/ou Encarregados de Educação no sucesso escolar das crianças, propomos um conjunto de livros que, de uma forma agradável, vos poderá servir de material de apoio.
Colecção: Ficheiros Pedagógicos