quarta-feira, 22 de abril de 2009

OLIMPÍADAS DA BIBLIOTECA - Abril

As origens do RAP: Contextualização

O que é o Rap?
A termo RAP significa rhythm and poetry ( ritmo e poesia ). Este género musical foi criado nos Estados Unidos, mais especificamente nos bairros pobres de Nova Iorque, na década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, criaram o rap.
As primeiras gravações de Rap datam do início dos anos 1970. Nessa época, trata-se simplesmente da declamação de um texto sob o ritmo das batidas de tambores africanos, sendo a negritude o tema de predilecção.
Na actualidade, utilizam, como base, batidas de outras músicas ou bases montadas electronicamente, ou, ainda, instrumentos tocados por músicos.
Uma característica muito presente no Rap são os samples, que são "pedaços" de outras músicas "reutilizados" para construir uma nova. Os samples tanto podem ser da parte instrumental de uma música como podem ser de vocais.
Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. Rapidamente se tornou um dos tipos musicais mais famoso em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil. Em Portugal a primeira compilação de rap surgiu em 1994 com o designação de República. (In Wikipédia – adaptado)

Proposta de trabalho

Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, este mês a Biblioteca/Centro de Recursos propõe um novo concurso: “Literatura Rap”.

Este desafio consiste em fazer um poema cujo texto seja original e denuncie uma situação ou problema social actuais.

Nota 1: As turmas vencedoras terão a oportunidade de apresentar o seu poema, na Biblioteca, a um grupo colegas e professores convidados, em data a agendar.
Nota 2: Os trabalhos deverão ser entregues até dia 30 de Abril.

Observar... denunciar e ... ajudar!

Participai neste novo concurso de Abril!

Abril 2009
Equipa da BE/CRE