domingo, 2 de novembro de 2008

"Livros que eu li" - Resumos

OUTUBRO

5º3ª

Nome: Madalena Godinho Barata 5º3ª
Livro/Autor(a) “Figuras Figuronas” de Maria Alberta Menéres
Resumo: Eu adorei este livro. Eu acho que este livro é engraçado, uma maneira de aprender e mais divertida a matemática. Aprendemos também rimas muito giras. Eu adoro este livro.

5º5ª

Nome: Carla Iolanda Lourenço 5º5ª
Livro/Autor(a) “A Verdadeira História da Alice” de Rita Taborda Duarte
Resumo: Naquela cidade só havia pessoas muito grandes, com pernas e dedos enormes e grandes mãos e, cada vez mais, iam crescendo. O corpo ia aumentando.

Nome: Carla Iolanda Lourenço 5º5ª
Livro/Autor(a) “O pequeno dragão d’ água” de Geneviève Cordelhe Esthel
Resumo: Era uma vez um dragão que se chamava “O pequeno dragão d’água”. Um dia, uma menina chamada Sara trouxe uma garrafa com um pouco de areia e de água do mar e guardou-a em cima do armário e nunca mais se lembrou dela.

5º6ª

Nome: Catarina Jamila 5º6ª
Livro/Autor(a) “O sono” de …
Resumo: Um dia, Tiago e Sofia foram passar as férias a casa da tia Eugénia e aprenderam muitas coisas sobre o mundo: porque razão dormimos à noite, o que se passa enquanto dormimos, o que devemos fazer quando estamos com medo antes de adormecer e porque sonhamos.

6º1ª

Nome: Diana 6º1ª
Livro/Autor(a): “O Bando dos quatro – O jogo misterioso” de João Aguiar
Resumo: O Álvaro recebeu um CD, mas não dava nada. O mistério começou… e o bando dos quatro resolveu-o.

Nome: Diana 6º1ª
Livro/Autor(a): “O Clube das chaves tem carta branca” de Maria Teresa Gonzalez e Maria Rosário Pereira
Resumo: O Bando dos quatro investiga e, esta vez, investigação leva-os a países distantes. Não é preciso dizer o resto, porque sempre o bando o resolveu.


6º2ª

Nome: Carolina Lopes 6º2ª
Livro/Autor(a): “Harry Potter e a Pedra Filosofal”
Resumo: Era uma vez uma família chamada Dursleys que eram “Mugles”, como os feiticeiros chamavam. Eles não gostavam de feiticeiros. Um dia de manhã, quando abriram a porta, encontraram um bebé numa colcha, era Harry Potter. Dez anos mais tarde, foi para uma escola de feiticeiros. Ficou na equipa Gryffindor. Conheceu dois novos amigos que se chamavam Ron e Wermione que seriam seus companheiros de aventuras. Até que um dia descobriram uma sala com um cão que estava a guardar alguma coisa. Depois souberam que estava a guardar a Pedra Filosofal e ajudaram a protegê-la.

6º3ª

Nome: Catarina Carvalho 6º3ª
Livro/Autor(a): “História dentro de uma garrafa” de Alexandre Honrado
Resumo: Havia dois meninos, a Rita e o Tiago, que, um dia, na casa do tio Hipólito, tocaram numa garrafa que parecia ser mágica. Quando encolheram, entraram dentro da garrafa e descobriram um mundo encantado. Fizeram muitos amigos e passaram por muitas aventuras com o pirata, o gigante e as fadas.

Nome: Ana Patrícia Tavares 6º3ª
Livro/Autor(a): “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen
Resumo: Era uma vez uma fada que ajudava muito as pessoas. Um dia, foi falar com o peixe e ele disse-lhe que ela era muito bonita e passou a ser muito vaidosa. Tiraram-lhe as suas asas e a sua varinha. Ficou sem amigos. Esforçou-se muito para voltar a ser fada e ajudar as pessoas. E, consegui.

Nome: Ana Patrícia Tavares 6º3ª
Livro/Autor(a): “A menina do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen
Resumo: Era uma vez uma menina que não sobrevivia dentro de água tinha muitos amigos marinhos, mas o que ela mais gostava era do peixe, porque ele brincava com ela. Ela conheceu um rapaz e gostou muito dele, mas ele não era humano, não sobrevivia dentro de água. Ela conseguiu ir viver para o mar. Ficaram muito felizes! Ela dançava para o rei do mar!!!

Nome: Nuno Martins 6º3ª
Livro/Autor(a): “A árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen
Resumo: Numa ilha do Japão havia uma árvore muito grande que os habitantes e visitantes adoravam. Quando se sentavam em baixo dela ouviam o vento e muitas coisas, mas a árvore estava a fazer humidade nas casas dos habitantes. Então decidiram fazer uma reunião. Com muita tristeza tiveram de concordar em fazer um barco com a sua madeira. Como só tinham canoas, não podiam ir longe, mas com um navio feito daquela madeira, podiam ir longe e descobrir o mundo que não conheciam. Viram noites muito belas, dormiram à dança do mar. Mas um dia, o capitão teve de dar a triste notícia: o casco estava a estragar-se. Então decidiram fazer com o madeiro do mastro uma guitarra. O melhor tocador de viola tocou nela e quando tocou os habitantes passaram a ouvir o som que ouviam quando se sentavam debaixo da árvore.