quinta-feira, 17 de abril de 2008

Semana da Leitura 2008 - "As infindáveis versões do capuchinho e do Lobo mau" - Actor Evaldo Barros

Nos dias 17 e 18 de Abril, a convite da Biblioteca/Centro de Recursos da Escola EB2,3 de Fernando Pessoa, o actor brasileiro Evaldo Barros apresentou o seu trabalho em todas as Escolas e Jardins de Infância do nosso Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa.
"As Infindáveis versões do Capuchinho e do Lobo mau" foi um espectáculo de animação de marionetas e de objectos, onde o actor utilizou o conto tradicional "O Capuchinho Vermelho" de Charles Perrault para apresentar de várias maneiras a mesma história.
Charles Perrault viveu em paris e, em 1697, com 69 anos, resolveu escrever e publicar os contos tradicionais contados pelo povo, histórias que ouviu da sua avó e da sua mãe. Foi o primeiro livro publicado para o público infanto-juvenil, sendo considerado um marco na literatura.
No espectáculo, o actor começou por ler a história (Ler+ em sotaque...) e depois narrou-a, interpretando todas as personagens. Depois a mesma história foi apresentada com bonecos e objectos de uso quotidiano, com o objectivo de despertar a imaginação das crianças.
O espectáculo acaba por criar diversas possibilidades de interpretação e de criatividade.
Um agradecimento especial a todos quantos participaram e ao actor Evaldo Barros por ter proporcionado momentos de fantasia, imaginação e alegria.

As imagens falam por si...